Visual Basic
Nas aulas de Visual Basic foi-nos propsto o seguinte problema:
Crie um algoritmo que determina o montante a pagar no final do mês, relativo ao consumo de eletricidade. Para, tal deve ser solicitado ao utilizador:
- o preço do KWh;
- a quantidade de KWhs consumidos durante o mês.
Condições do programa:
- o preço e a quantidade têm de ser superior a zero (0), caso o utilizador introduzir um preço e/ou a quantidade de KWhs inferior a zero, o programa indica valores errados e encerra o programa.
- após a verificação do preço e da quantidade, o programa calcula o montante a pagara do consumo de eletricidade.
Para resolver este tipo de problemas, inicialmente escrevemos de forma algoritma, neste caso, pseudocódigo. O pseudocódigo deste problema é o seguinte:
Algoritmo «valor_a_pagar_da_eletricidade»
Variáveis: K, q, valor: Double
Início
Escreva ("Introduza o preço do KWh:")
Ler (K)
Escreva ("Introduza a quantidade de KWhs consumidos durante o mês:")
Ler (q)
Se (K<0 OR q<0) então escreva ("OS valores introduzidos estão errados!!! Sorry...")
Senão
valor <- q * K
Escreva ("O valor a pagar por a quantidade " ++ q ++ " KWhs a um preço de " ++ K ++ " é de " ++ valor ++ " euros.")
FimSe
Fim
Depois procedemos à elaboração do programa no Visual Basic. Criamos uma janela que demoninamos de "pagar", depois inserimos 2 labels, inseridas abaixo:


Inserimos 2 caixas de texto seguidas de cada uma das labels:

E mais 3 botões para a ajuda do funcionamento do programa:

Então o cliente preenche as caixas de texto, e depois carrega no botão "Calcular" (botão 1), é verificado se o que é introduzido é numérico ou não, caso não seja númerico é enviada a mensagem de texto "Os valores introduzidos não são numéricos" caso contrário é verificado se os valores introduzidos são inferiores a 0, e se forem é enviada uma mensagem de texto "Os valores introduzidos estão errados." e se os valores forem superiores a 0 é calculado o valor a pagar pela eletricidade e é enviada uma mensagem de texto a dizer qual o valor a pagar pela eletricidade.
Quando clica em "Limpar" (botão 2) as caixas de texto são limpas.
Quando clica em "Sair" (botão 3) o programa fecha.